Histórico dos games de Copas do Mundo

WCgames-topo

Com o lançamento do game da Copa do Mundo, que ocorre hoje nos Estados Unidos, o portal Computer and Video Games (CVG) resolveu fazer um apanhado geral com todos os games de Copa do Mundo já lançados.

O jogo desse mundial, que será realizado no Brasil, é apenas o quinto produzido pela EA Sports, porém de acordo com o levantamento feito pelo CVG, se trata do 15º game de Copa do Mundo já lançado.

WCgames-1986-usgold

A listagem de games se inicia com o World Cup Carnival, do mundial do México de 1986. O game, da produtora US Gold – lançado para ZX Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC – foi considerado um desastre na época pois prometia “alcançar novos padrões na simulação do futebol”, porém não passou de um relançamento de outro jogo antigo com a adição da licença do mundial.

WCgames-1990-italy-90

Já para o mundial seguinte, de 1990 na Itália, foram lançados três games. O primeiro, Italy 1990, também da US Gold – lançado para Amiga, Atari ST, PC, Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC –, trouxe um sucessor muito superior ao game de 86.

WCgames-1990-italia-90

O segundo game de 90, o Italia 1990, lançado para Amiga e Atari ST pela Codemasters, trazia apenas 8 seleções e, estranhamente, não contava com a seleção da Itália.

WCgames-1990-world-cup-italia-90

World Cup Italia 90, o terceiro game do mundial italiano, lançado para Mega Drive e Master System pela Sega, trazia uma jogabilidade difícil de se aprender, mas seus belos gráficos e trilha sonora faziam o game mais divertido. Posteriormente o jogo foi portado para PCs intitulado como World Championship Soccer.

WCgames-1994-usgold

Já o mundial de 1994, nos Estados Unidos, teve apenas um jogo: World Cup USA ’94. A produtora US Gold, chegou ao seu terceiro jogo de Copa do Mundo, mesmo diante da má recepção de 1986 e não tendo conseguido superar a Sega em 1990. O game foi lançado para diversas plataformas: Mega Drive, Mega CD, SNES, Master System, Game Gear, Game Boy, Amiga e PC.

WCgames-1998-FIFA-RTWC98

Para o mundial da França em 1998 tivemos dois jogos da EA Sports: FIFA ROAD TO WORLD CUP 98 e WORLD CUP 98, fazendo proveito do seu contrato de exclusividade com a FIFA. FIFA 98 foi lançado para PlayStation, Nintendo 64, Saturn, Mega Drive, SNES, Game Boy e PC, enquanto que World Cup 98 saiu somente para PlayStation, Nintendo 64, Game Boy, PC.

WCgames-1998-easports

Se minha memória não falha, os games eram muito parecidos entre si e os seus formatos são parecidos com os games da EA Sports que temos agora: FIFA 98 possuía clubes e seleções do Mundo todo (porém com uniformes e nomes dos jogadores bastante desatualizados) e World Cup 98 contava apenas com seleções, mas possuía todos os estádios da Copa.

O destaque de FIFA 98 ficava no modo de futebol indoor, onde cada time era composto por 5 atletas e a bola não saía pelas laterais (assim como um modo de jogo do último FIFA Street lançado). Já World Cup 98 permitia-nos reviver as finais das Copas anteriores, desde o primeiro Mundial de 1930, no Uruguai.

WCgames-1998-konami-n64

Mesmo com contrato com a EA Sports, a FIFA permitiu à Konami o lançamento de dois jogos da Copa do Mundo de 1998 com a condição de que eles fossem lançados somente para o Japão.

WCgames-1998-konami-psx

A Konami então lançou JIKKYOU WORLD SOCCER: WORLD CUP FRANCE 1998 (para Nintendo 64) e WORLD SOCCER JIKKYOU WINNING ELEVEN 3: WORLD CUP FRANCE ’98 (para Playstation).

WCgames-2002-easports

Para a Copa da Coréia do Sul e Japão, a EA Sports lança o seu segundo jogo de Copa do Mundo: 2002 FIFA WORLD CUP. O game, lançado para Playstation 2, Xbox, GameCube, PlayStation e PC, foi muito bem recebido pela crítica mundial, porém foi proibido de ser vendido na Alemanha após o goleiro Oliver Kahn ter acionado a EA na justiça por ter inserido sua imagem no jogo sem seu consentimento.

WCgames-2006-RTWC06-easports

Para o mundial de 2006 a EA Sports apostou na sua tática de 1998, lançando seu FIFA 06: ROAD TO FIFA WORLD CUP (para Xbox 360) antes do lançamento do 2006 FIFA WORLD CUP, porém, dessa vez a dobradinha não foi bem recebida por vários problemas de execução (muitos modos de jogo chatos).

WCgames-2006-easports

Já 2006 FIFA WORLD CUP, lançado para Xbox 360, Playstation 2, Xbox, GameCube, PC, Nintendo DS, PSP, GameBoy Advanced e alguns celulares da época, trouxe o novo modo de cenários (Scenario Mode), com 40 momentos históricos das Copas anteriores.

WCgames-2010-easports

O mundial da África do Sul recebeu o game, homônimo, 2010 FIFA WORLD CUP SOUTH AFRICA (PS3, Xbox 360, Wii, PSP, iOS). Trazendo 199 nações e um modo de cenários com 55 novos desafios e adicionais (DLC) assim que o torneio fosse avançado, o game de 2010 trouxe uma nova configuração de controle “two-button” (dois botões) para os novatos da série FIFA Soccer.

WCgames-2014-easports

A Copa do Brasil traz o game 2014 FIFA WORLD CUP BRAZIL, exclusividade para Playstation 3 e Xbox 360. O game trará 203 seleções nacionais, o modo Road to the FIFA World Cup – com toda a trajetória das eliminatórias até o torneio final – e o modo online Road to the Rio de Janeiro.

Logo traremos um gameplay do jogo para vocês darem uma olhada nas novidades desse ano. Sintam-se à vontade para compartilhar suas lembranças e impressões sobre esse e os games das Copas anteriores.

Curtam nossa página no Facebook e nos sigam no Twitter!